Há algo na decoração dos espaços portugueses que nos chama muita atenção. A palavra azulejo significa “pequena pedra polida” e, apesar de ter origem árabe, é importantíssimo para a história de Portugal.
Pelo país, existem desde simples detalhes até painéis gigantes com azulejos desenhados principalmente na cor azul, com temas que oscilam entre episódios históricos, cenas mitológicas, iconografia religiosa e elementos decorativos.
Em Lisboa, há um lugar dedicado exclusivamente a esses revestimentos tão característicos do país: o Museu Nacional do Azulejo. Ele fica a 3km do Terreiro do Paço e merece a sua visita na próxima viagem.
O Museu procura documentar a história do uso do azulejo em Portugal pelos últimos cinco séculos, que teve influência direta da presença árabe na Península Ibérica.
Com instalações explicativas e parte teórica bem leve, o lugar consegue contar um pouco dessa importante história e ainda encher nossos olhos com tantas belezas, exemplificando o que se trata na exposição.
O Museu do Azulejo se encontra no antigo Mosteiro da Madre de Deus, fundado em 1509. Além das mostras permanentes e temporárias, o lugar ainda possui uma igreja com decoração suntuosa, agregando ainda mais à visita.
Rua da Madre de Deus, 4, Lisboa
(+351) 218 100 340
www.museudoazulejo.pt
Belezas naturais, povo acolhedor, templos históricos e uma fauna riquíssima: se você nunca ouviu falar de Laos, n...
O ano já passou e você nem percebeu, não é mesmo? E quando chega essa reta final fica bem difíci...
Energética, criativa, pulsante: nas palavras do grande escritor Mark Twain, “Chicago é novidade, pois ela nunca é a Chic...