Com menos de 700 mil habitantes, a pequena e montanhosa Montenegro está localizada no Sudeste da Europa, região conhecida como Península Balcânica. Em 2006 separou-se da Sérvia e hoje, oficialmente independente, possui 7 belíssimas razões para que você coloque Montenegro em seu roteiro de viagens.
O jovem país possui uma geografia bem acidentada. Suas montanhas negras possuem picos de mais de 2,5 mil metros acima do nível do mar. Daí o nome “Montenegro”, que na língua oficial, o montenegrino, significa literalmente “montanha negra”. Um dos cumes mais característicos é o Bobotov Kuk, nas montanhas Durmitor, cuja altura chega a 2.522 metros. Lá do alto, é possível ver grande parte do país e avistar o topo de todas as outras montanhas.
Nomeada em 1979 como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, a Baía de Kotor é o lugar mais bonito de Montenegro. Banhada pelo Mar Adriático, possui águas calmas e sem ondas, além de uma coloração verde escura e um tom cristalino, transformando o mar em uma espécie de espelho líquido.
Kotor, a cidade mais importante da região, é considerada a capital cultural de Montenegro — mas a capital oficial é Podgorica. Com arquitetura e estéticas antiquíssimas, Kotor possui casas que parecem saídas de livros de histórias medievais, com construções datadas do período Veneziano, entre os anos 1420 e 1797.
Arqueólogos acreditam que a cidade tenha sido fundada entre os século VI e VII a.C., ou seja, mais de 2.500 anos atrás.
Na cidade de Perast, uma ilha artificial abriga a surpreendente igreja de Nossa Senhora das Rochas (Gospa od Škrpjela), com mais de 500 anos. Reza a lenda que a construção foi fruto de uma promessa feita por marinheiros que encontraram naquele local uma imagem de Nossa Senhora e uma criança.
Outra cidade medieval de Montenegro, Budva possui uma muralha super bem preservada e é conhecida por ser o principal balneário do país, com praias lotadas durante os meses de verão. O clima e o agito da cidade são imperdíveis.
Mesmo pequena, Montenegro reserva grandes atrações naturais. O Cânion do Rio Tara é uma delas: o maior da Europa e segundo maior do mundo. Com 1.300 metros de altura, fica ao norte do país, no Parque Nacional Durmitor, e também é Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.
Se você gosta de frutos do mar, vai se esbaldar no litoral de Montenegro. Com preços justos, você pode provar diferentes pratos da região. Uma dos pratos principais de Budva é o mexilhão, servido com vários tipos de molhos.
Montenegro, ainda recém descoberta pelos turistas, reserva experiências pioneiras para você.
Fale com a Fred Tour e reserve sua viagem para a região das montanhas negras.
Belezas naturais, povo acolhedor, templos históricos e uma fauna riquíssima: se você nunca ouviu falar de Laos, n...
O ano já passou e você nem percebeu, não é mesmo? E quando chega essa reta final fica bem difíci...
Energética, criativa, pulsante: nas palavras do grande escritor Mark Twain, “Chicago é novidade, pois ela nunca é a Chic...