Situada ao norte da Espanha, no golfo da Biscaia, perto da fronteira com a França, San Sebastián é uma cidade resort, ainda pouco conhecida mas cada vez mais adorada por turistas europeus e de fora do continente. Ela faz parte da região denominada País Basco, uma das 17 comunidades autônomas do país e que na língua basca adota o nome de Donostia.
Seus principais atrativos são suas praias e sua gastronomia, uma combinação poderosa e bastante sedutora. Mas Sebastián conta ainda com a arquitetura belíssima típica do país catalão, evidente em construções centenárias como a Basílica de Santa Maria del Coro, mas também em obras contemporâneas, como a Musikene, uma escola de música de nível superior que oferece um visual exótico inspirador para seus estudantes.
San Sebastián é uma cidade calorosa em todos os sentidos: além de ter um verão bem tropical, perfeito para um banho refrescante em suas deliciosas praias azul-turquesa, o povo de San Sebastián é muito receptivo. Por onde passar você se sentirá à vontade com os locais, sempre atenciosos e dispostos a ajudar com direções e a fazer recomendações dos muitos programas turísticos da cidade.
Uma excelente opção para todas as idades é a visita ao Monte Igueldo, na zona oeste da cidade. A vista de lá de cima oferece uma perspectiva inigualável da cidade e lhe dará uma compreensão melhor da geografia e do panorama de San Sebastián. Não fosse o bastante, o Monte Igueldo possui ainda um parque de diversões que, embora pequeno, tem seu tamanho mais que compensado pela vista incrível que dispõe.
O parque de diversões no Monte Igueldo é abençoado com vistas incríveis para o golfo da Biscaia.
E claro, não podíamos falar de San Sebastián sem deixar de mencionar as praias do seu litoral, como a Playa de La Zurriola. Suas boas ondas sempre fizeram do local um antro para surfistas, mas após a remodelação na década de 90 que modernizou a região da Zurriola, a praia se tornou o destino predileto para os jovens da região.
Mas a praia principal fica há pouco quilômetros oeste de Zurriola e leva o nome de La Concha, famosa por sua areia fina e nomeada a segunda melhor praia urbana do mundo pela Travel and Leisure Magazine. Ela fica na Baía de La Concha, onde encontra-se uma série de resorts repletos de tradição e elegância, alguns deles construídos ainda no século XIX.
Um dos mais completos é o Lasala Plaza Hotel que, além de suas excelentes acomodações, conta com Ander González, um dos melhores chefs da região, como idealizador do seu cardápio que é recheado de aromas e sabores da culinária basca com toques contemporâneos da gastronomia mundial.
Como falamos no início do texto, o outro grande atrativo de San Sebastián é a sua culinária. Historicamente, a região do basco sempre dispôs de chefs diferenciados que tomaram total proveito dos ingredientes e temperos locais, como o bacalhau, a paprika e o feijão toloso.
Mas com o surgimento de novos e já muito premiados restaurantes nos últimos anos, ocorreu uma verdadeira revolução gastronômica em San Sebastián. A cidade, inclusive, já apresenta uma estatística impressionante: possui uma das maiores proporções de estrelas Michelin por metro quadrado – são 16 num raio de 25 quilômetros, ficando atrás apenas de Kyoto, no Japão.
Uma dessas estrelas pertence ao Kokotxa, do chef Dani López. Ele buscou nas raízes locais inspiração para pratos inovadores, e o próprio nome do restaurante é exemplo disso: a kokotxa é uma parte que algumas espécies de peixe possuem de textura gelatinosa, geralmente cozida com molho verde ou levemente frita e um prato bastante famoso no basco.
Na casa de López a kokotxa tomou ares mais sofisticados: em vez do molho verde usa-se um caldo de salsa, e a carne é cozida em pil pil, uma técnica tradicional que rega a carne do peixe com azeite de oliva e exige movimento giratório constante a temperaturas baixas. A ideia por trás disso é soltar ao máximo os sabores do peixe, cozinhando-o em suas próprias emulsões.
Você pode acompanhar todo o processo bem de pertinho com a experiência exclusiva de Chef’s Table, que coloca você no coração da cozinha.
Mas o restaurante mais clássico de San Sebastián é, sem dúvidas, o Arzak. Considerado pelos locais uma verdadeira instituição da cidade, o restaurante de Juan Mari Arzak possui uma longa história de tradição: ainda em 1897 começou como uma pequena taverna comandada por Escolástica Lete, sua avó. Não fosse o suficiente, a filha de Juan Mari, Elena Arzak, foi nomeada a melhor chef mulher do mundo, a prova final de que o sangue de cozinheiro ferve nas veias.
Juan Mari e sua filha Elena Arzak, dois cozinheiros de San Sebastián que figuram entre os melhores do mundo.
Hoje o Arzak está entre os gigantes da culinária, com três estrelas Michelin em seu nome. Desde o início teve em seu cerne a culinária basca, mas a inovação e a experimentação também fazem parte do DNA da casa: um dos pratos mais famosos do Arzak é o folhado de mandioca com cogumelos huitlacoche e mousse de cebola leve e foie gras, misturando elementos da região com a culinária francesa e do resto da Espanha.
E aí, sentiu a fome chegando? Que tal saborear cada pedaço de San Sebastián com o maior conforto possível? Entre em contato com a FredTour, convide sua família e viva o melhor do Basco sem preocupações. #VivaOExtraordinario
É difícil imaginar um lugar com mais dotes culinários que a França, um dos poucos países do mundo que teve sua gastronom...
Música agradável, ambiente aconchegante, petiscos deliciosos e uma bebida no ponto para tornar tudo ainda melhor: seja qual...
Se você costuma frequentar restaurantes, certamente já deve ter percebido o quanto a ambiência do local pode potencializar...