A uva tinta Zinfandel é uma das mais populares nas regiões de Sonoma e Napa, na Califórnia e tem uma história bastante e interessante e cheia de reviravoltas. Embora seja consenso que a famosa uva americana tenha sido trazida para a América pelos europeus no século 19, há diversas lenda sobre sua origem.
Apesar das lendas, geneticamente, já foi comprovado que a Zinfandel é equivalente à tradicional uva italiana Primitivo que, por sua vez, é bastante próxima à uva Crljenak Kastelanski da Croácia. Contudo, o nome Zinfandel, provavelmente, é de origem austríaca.
A uva praticamente desapareceu durante a Lei Seca, mas sobreviveu também à duas Guerras Mundiais e retomou sua popularidade nos anos 70. Hoje conhecida como “a jóia Californiana” e é produzida em abundância na região, cerca de 11% dos vinhedos. Seu vinho também é produzido, em menor escala, na Austrália, México e África do Sul.
Os vinhos tintos da uva Zinfandel são bastante versáteis e, por isso, harmonizam com diferentes pratos. A versão original tinta casa com carnes preparadas de diferentes formas. Encorpado e macio, com toque doce e bom equilíbrio entre acidez e álcool, ele acompanha bem filet mignon e queijos amarelos.
Já suas versões “branca” ou rosada pode ser apreciada com pratos asiáticos, frango à churrasco, culinária cajun e frutos do mar.
Quer conhecer a região de vinhedos da Califórnia para experimentar esse e outros vinhos? Entre em contato com um de nossos agentes de viagem: (31) 3313-1788.
É difícil imaginar um lugar com mais dotes culinários que a França, um dos poucos países do mundo que teve sua gastronom...
Música agradável, ambiente aconchegante, petiscos deliciosos e uma bebida no ponto para tornar tudo ainda melhor: seja qual...
Situada ao norte da Espanha, no golfo da Biscaia, perto da fronteira com a França, San Sebastián é uma cidade res...